Óleo do Câmbio Automático, cuidar do Óleo prolonga da vida do equipamento e previne problemas comuns, veja como:
O óleo de cambio automático trabalha com pressão alta e com temperatura elevada, agora imagine você no transito de uma cidade que nem São Paulo onde pode-se ficar por mais de uma hora em um congestionamento. Se a temperatura normal do óleo ja é alta, adicione ainda os carros da frente, do lado soltando gases do escapamento ao qual dificultam ainda mais a refrigeração do seu veiculo e por consequência o refrigeração do óleo do câmbio automático, que em sua grande maioria usa como trocador de calor o próprio sistema de refrigeração do motor (radiador).
Dependendo das condições de uso o óleo perde sua viscosidade e com isso aparece o desgaste prematuro dos componentes internos do câmbio automático.
A única maneira de preservar seu câmbio automático, e com isso também evitar um gasto de alto custo em reparo do mesmo, é seguir a risca com a manutenção preventiva do mesmo ou seja fazer a troca periódica do óleo e filtro.
Exemplo: AL4 câmbio automático usado pelas montadoras francesas (Renault – Peugeot – Citroen).
O fabricante pede para que seja feita a manutenção com 60.000km ou a cada 24 meses o que vier a vencer primeiro.
Mas isso varia das condições de uso.
Os testes da montadora, foram feitos em outras condições, em cidades com o transito não tão caótico como as que temos, por isso é que selecionamos desta maneira:
Veiculo usado mais para estrada é feita a revisão com 60.000km ou 24 meses.
Veiculo usado para estrada e cidade (transito intenso) 45.000 km ou 24 meses.
Agora para veiculo usados para TAXI ou para aplicativos 25.000km pois estes veículos são levados a condições
extremas de uso por isso o óleo sofre fadiga com muito menos km rodados.